10 Coisas que Mudaram no Futebol Mundial

Ao longo de décadas, o Futebol passa por bastantes tranformações, desde aos mais modernos estádios aos campos de pelada, no lado econômico, na técnica, tática, força, velocidade... O Futebol segue em constante metamorfose. 
Abaixo, uma matéria da esportes.yahoo que retrata bem essas mudanças com o passar dos tempos: (Sugerido por @Giannini_bil)

10 - Quando a Itália tinha meias-atacantes de primeiro nível mundial - Talvez só o Brasil produziu mais que a Itália talentos nessa posição. Durante os anos 1960 e 1970, a Azzurra tinha craques como Sandro Mazzola e Gianni Rivera, nos anos 80 havia Giancarlo Antognoni e Giuseppe Giannini, da década de 90 Roberto Baggio e Gianfranco Zola, com Francesco Totti e Alessandro Del Piero carregando a tradição no novo milênio. Contudo, desde a Copa de 2006, a safra de craques italianos nessa posição é muito menor. Tanto que Stefano Mauri da Lazio vem ocupando o papel lendário nos últimos jogos.
9 - Lembre-se: o Brasil tem goleiros e defesas fracas - A Seleção sempre teve tradição de grandes atacantes e defesas não tão fortes. Contudo, isso vem mudando com defensores como Daniel Alves, Aldair, Thiago Silva e Lúcio. No gol a safra brasileira também é incrível. Com goleiros como Taffarel, Marcos, Dida (quando ele era bom) e Julio Cesar o Brasil passou a ter cada vez mais nomes fortes na posição.
8 - Época em que a Espanha só latia e não mordia - A vitória história recente do futebol espanhol não apaga décadas de ostracismo. Antes da Euro 2008, o último título relevante da Fúria havia sido a Eurocopa de 1964. Como sabemos, a coisa mudou de figura e o país é o atual campeão mundial de futebol.
7 - Quando a Hungria, Áustria e Escócia tinham grandes times - Poucos sabem, mas a Hungria dos anos 1950 era um dos maiores times do mundo com lendas como Kocsis, Bozsik, Hidegkuti e Puskas (foto). A Áustria também tinha grandes times com craques como Matthias Sindelar e a Escócia idem. No entanto, as três seleções agora contam apenas com jogadores medianos.
6 - Quando a França era a seleção queridinha da Europa e a Alemanha a mais odiada - Dos anos de 1960 até parte da década de 1990, a Alemanha faturou torneios importantes e era um dos times mais temidos e odiados da Europa. Na mesma época a França era uma das seleções mais populares. A coisa mudou de figura com a Alemanha passando a ter uma seleção multicultural e a França uma equipe repleta de estrelas egoístas após a Copa de 1998.
5 - Quando a Fifa fazia bons filmes sobre as Copas do Mundo - Os filmes oficiais da Fifa antigamente eram muito disputados (como o da Copa 1982). Feitos em estilo documentário, com ângulos de câmera inéditos e narradores como Sean Connery e Michael Caine. Contudo, a partir da década de 1990, a entidade perdeu a mão para produzir esses filmes.
4 - Época em que a Inglaterra era berço de grandes treinadores - Houve um tempo em que os técnicos ingleses eram os melhores do mundo. Gente como George Raynor, que levou a Suécia para a final da Copa do Mundo de 1958, Bob Glendenning (Holanda), Sid Kimpton (França) e Jack Butler (Bélgica). Hoje a realidade é bem diferente e existem poucos técnicos ingleses treinando grandes equipes. Para se ter ideia, Alan Pardew - que prefere Hayden Mullins a Javier Mascherano - é um dos seus técnicos mais cotados O comando da seleção inglesa está nas mãos do italiano Fabio Capello.
3 - Quando as bolas de futebol não eram de plástico - Houve um tempo em que uma bola como a Jabulani não teria vez nos campos de futebol. Contudo os avanços tecnológicos e a busca por deixar o jogo cada vez mais emocionante fez as bolas ficarem gradualmente piores nos últimos 30 anos.
2 - Quando só os craques usavam chuteiras coloridas – Houve tempo em que apenas os craques como Messi (foto) tinham chuteiras personalizadas. Hoje em dia, em qualquer pelada tem um ‘pereba’ que busca chamar ainda mais atenção para sua falta de habilidade com sua chuteira colorida.
1 - Quando as seleções eram melhores que os times - Antigamente confrontos entre seleções eram garantia de bons jogos. Com o futebol globalizado os selecionados perderam força e os grandes times contam com esquadrões formados por atletas de diferentes partes do mundo.

Realmente o Futebol Mundial, em alguns requisitos perdeu em emoção. Assim como na ultima foto com relação aos grandes clássicos entre seleções, que hoje em dia passa por uma descrepante diferença técnica diante dos clubes. Prova disso é que hoje em dia um Brasil e Argentina nem é tão bom quanto um Real Madrid e Barcelona. O clássico espanhol atrai mais os olhos do mundo pelos seus craques e o alto nível de futebol do que um classico entre seleções sulamericanas.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE AS 10 COISAS QUE MUDARAM NO FUTEBOL MUNDIAL!

Por Onde Anda o Goleiro DIDA?

Todos lembram do grande goleiro Dida, ex Corinthians, seleção Brasileira e Milan que está meio que "sem rumo"!

Há um ano e cinco meses sem jogar, o goleiro da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo - 1998 (terceiro goleiro), 2002 (reserva) e 2006 (titular), Dida, de 38 anos, marcou presença no Super Desafio de Natal, entre amigos de Neymar e Seleção Baiana, no estádio de Pituaçu, nesta quinta-feira.
Em entrevista ao globoesporte.com declarou que ainda tem interese em voltar a jogar.

Sem clube, o ex-goleiro do Milan disse que espera continuar jogando por pelo menos mais dois anos.
- Voltei para o Brasil e agora estou morando em Belo Horizonte. Estou tentando definir a vida no mundo do futebol. Agora está sendo um momento de 'relax'. Estou de férias ainda, estou analisando algumas propostas. Posso resolver a qualquer momento. Quero continuar a minha carreira por pelo menos mais dois anos. Depois quero encerrar a carreira aqui no Brasil. Esse é o meu pensamento – disse.

Questionados sobre quais clubes teriam feito propostas para contar com o seu futebol, o goleiro disse que prefere não revelar.
- É melhor deixar em segredo, qualquer coisa pode acontecer em qualquer momento. Estamos na expectativa – disse.

Sempre muito calado, o goleiro, que começou a carreira no Vitória, também sobre o estilo “frio” de ser, mas aproveitar para celebrar o momento na terra natal.
- A timidez sempre foi coisa minha mesmo, minha maneira de ser. Dentro de campo você não pode ser tímido, mas fora dele eu sou assim. Estou hoje aqui na Bahia novamente, graças a Deus, participando desse belíssimo evento, com grandes jogadores do passado, Paulo Isidoro se despedindo do futebol. Estou muito feliz por esse momento – disse.

Seu último clube foi o Milan, da Itália, onde teve contrato por 10 anos. Pelo Rubro-Negro italiano, o goleiro foi campeão de duas Liga dos Campeões (2003 e 2007), de um Campeonato Italiano (2004), duas Supercopas Europeias (2003 e 2007) e um Mundial de Clubes (2007).

Eterno Dida! Apesar da idade, espero que ele possa voltar à os bons e velhos tempos e se despedir com dignidade do Futebol.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE O GOLEIRO DIDA!

Sensacional e Bonito Gol... Contra

Ainda estamos em 2011, então tecnicamente Festus Baise, do Citizen AA, poderia concorrer ao gol mais bonito de 2011. Pela Primeira Divisão do campeonato de Hong Kong, ele acertou uma finalização espetacular, como um escorpião, no canto da grande área. A bola entrou no outro ângulo do goleiro do Sun Hei SC. Só faltou dizer, no entanto, que foi contra.
CONFIRA ESSA "OBRA DE ARTE":


Não é todo dia que a gente ver gols desse tipo, ainda mais contra. Entretanto foi um golaço! 

COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE ESSE ESPETACULAR GOL, CONTRA!

Santos 0 x 4 Barcelona, Barcelona Bi campeão Mundial de Clubes

A tão esperada final do Mundial de clubes entre Santos e Barcelona não foi bem o esperado. O Santos tinha como grande esperança Neymar e Ganso já o Barcelona com Messi e cia. deu show e aplicou um 4 x 0 na equipe santista que não teve poder de reação e foi completamente batido por aquele que é considerado um dos melhores times da história. O Barcelona é atualmente muito fora de série.

Santistas saindo de campo após derrota
Com uma aula de futebol, o Barcelona mostrou que indiscutivelmente é o melhor time do mundo. Com toques envolventes, troca de passes rápidos e aproveitando de deficiências na zaga santista, Fábregas, Xavi e Messi com mais dois gols não deu chance pro Santos que como as próprias palavras de Neymar, deram uma aula de futebol.

Neymar, bola de Bronze e Messi Bola de ouro
Na partida contra o Kashiwa Reysol, enquanto o Santos fazia gols em jogadas individuais, conseguiu vencer por 3 a 1, já Barcelona contra o Al Saad, além de aproveitar os erros adversários, passeava em campo aplicando um 4 a 0.

Na final foi um passeio do time catalão. O Santos não viu nem a cor da bola, mas como o próprio Neymar declarou, "somos o segundo melhor do mundo" é, mais venhamos e convenhamos, o Al Saad é o terceiro.

CONFIRA OS GOLS DO BARCELONA EM CIMA DO SANTOS:


COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE ESSA PARTIDA E O TÍTULO MUNDIAL DO BARCELONA!

Bicicleta Sincronizada!

Recebi esse vídeo de um amigo (@Giannini_bil) e não tive como não postar aqui no blog:


Esta era uma partida da liga norueguesa entre Rosenborg e Viking. Os jogadores envolvidos e autores da acrobacia são Mushaga Bakenga e Jonas Svensson do Rosenborg.


Se são bons jogadores não sei, mais como jogadores eles são bons bailarinos! 


COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE ESSE LANCE HILÁRIO NO FUTEBOL!

Vanderlei Luxemburgo... Radical ou Estrategista?

O renomado técnico Vanderlei Luxemburgo é bastante conhecido pelo seu estilo "estrategista" de montar equipes (ou não) e até mesmo por sua elegancia. Sempre de palitó e gravata na lateral do campo, Vanderlei nesses ultimos anos vem tendo seu trabalho questionado a beira do campo. Sem conseguir títulos de expressão, Luxemburgo parece um pouco apagado entre os técnicos no cenário nacional e ultimamente até o terno foi deixado de lado após chegar no Flamengo.

Ronaldo e Luxemburgo no Real Madrid
Na seleção, Vanderlei não rendeu o esperado conquistando apenas a Copa América de 1999 e foi demitido logo após a eliminação pra Camarões nas olimpiadas de 2000. 

Em 2005 aquilo que poderia ter sido o auge da carreira, após não ir bem na seleção, Luxemburgo desembarcou em Madrid pra comandar os galáticos do Real Madrid. Resultado... foi demitido com apenas dez dias que chegou lá e retonou na época pra equipe do Santos.

Em 2012 mais uma Libertadores pela frente
Se existe uma coisa que emcomoda Luxemburgo, apesar dele esconder isso, é o fato de nunca ter ganhado uma Libertadores. Em 2007, após eliminação do Santos na Libertadores daquele ano declarou "As pessoas me criticam por eu nunca ter conquistado uma Libertadores. Mas isso não me machuca. Dizem que para se vencer Libertadores tem de dar pontapé, praticar anti-jogo. Eu prefiro buscar esse título jogando futebol envolvente e bonito, como todas as minhas equipes têm demonstrado". 

Acho que o que falta pra o Luxemburgo voltar a ser o velho "Luxa" é conseguir um título de expressão, e tentar ser um estrategista menos radical. Ano que vem o Flamengo, em seu comando, tem uma Libertadores pra encarar, veremos o que 2012 reserva pro Luxemburgo, em seu ultimo ano de contrato com o Flamengo.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE O TRABALHO DE LUXEMBURGO!

Corinthians, Campeão do Campeonato Brasileiro 2011

A ultima rodada do campeonato Brasileiro reservou pro torcedor muitas emoções, até pelo fato de que a maioria (se não todos) os jogos foram clássicos e todos de extrema importância (uma iniciativa brilhante da CBF por sinal) e dentre eles os candidatos ao título Vasco e Corinthians disputavam clássicos com seus respectivos rivais Flamengo e Palmeiras.

FLAMENGO X VASCO: Um jogo tenso por parte das equipe, o Flamengo precisava de um empate pra garantir vaga na Libertadores 2012 e já o Vasco precisando vencer e torcer pra uma derrota do Corinthians pro Palmeiras para poder ser campeão. Em um jogo nervoso, o clássico termina de 1 a 1 com gols de Diego Souza pro time cruz-maltino e Renato empatando pro rubro-negro.

CORINTHIANS X PALMEIRAS: Antes da bola rolar, foi feito 1 minuto de silêncio em homenagem à Sócrates que faleceu na madrugada do domingo, e em um momento marcante, todos os corinthianos presentes no Pacaembu ergueram a mão direta de mão fechada, um gesto que Sócrates usou muito na democracia corinthiana nos anos 80 e respeitaram esse momento épico no Futebol. Com a bola rolando, o jogo foi muito brigado por ambas as equipes com pênalti duvidoso por parte dos corinrhianos não marcado pela arbitragem enquanto o Palmeiras assustava mandado duas bolas na trave, expulsões e claro, confusões. No fim do 2º tempo em lance isolado que Jorge henrique faz o gesto do chute no vácuo, assim como o palmeirense Valdívia que foi expulso, e dá início a uma confusão generalizada entre jogadores e comissão técnica. E depois de 5 minutos de acréssimos, o corinthiano solta o grito de "é campeão".


Parabéns as duas melhores equipes do Brasil! Corinthians, agora, penta-campeão Brasileiro, Vasco vice, os times tem os melhores elencos do país na atualidade e o Campeonato Brasileiro 2011 foi um dos melhores dos ultimos anos.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE O TÍTULO DO CORINTHIANS!