Espanhóis Eliminados e Final Inesperada; Semi-finais da Liga dos Campeões da Europa

Sem dúvidas, a Liga dos Campeões é o melhor campeonato de clubes do mundo! É de encher os olhos as partidas, desde a torcida que lota as arquibancadas, até o gramado onde desfilam grandes craques. E na semi-final não foi diferente. Barcelona e Chelsea, Real Madrid e Bayern de Municher proporcionaram grandes jogos. Abaixo uma sintese opinativa desses confrontos:

BARCELONA X CHELSEA: Quem diria que o Clube Inglês eliminaria o tão badalado (melhor time do mundo) Barcelona!? Depois de tanto tempo, vimos partidas emocionantes do Barcelona que, como era de se esperar, sempre tomou as ações, foi pra ataque e mantinha maior posse de bola. Do outro lado o Chelsea, com a garra, raça e força de vontade em conjunto com a qualidade técnica de alguns craques, se mostraram guerreiros pra segurar o time catalão e atacar na hora certa. Ver o Barcelona dramático em campo nunca foi tão prazeroso... ver Messi jogar nada e tendo sua jogadinha (manjada) sendo parada pela defesa dos Blues, faz com que o Futebol volte a ter graça e emoção (contrariando o estilo de jogo do Barcelona, que sabe deixar um jogo sem graça). 1 a 0 Chelsea na partida de ida em Londres e 2 a 2 no camp nou. Nada de Goleada, nem chocolate, nem olé, o Chelsea Calou os catalães e eliminou o melhor time do mundo jogando o futebol que o Barcelona proporciona, entrando na roda, assistindo o time espanhol tocar pra lá, pra cá, lançar bola, quase 80% de posse... E mesmo assim classificar! Bom para o futebol não perder sua principal dádiva... A emoção!

REAL MADRID X BAYERN DE MUNIQUE: Era vez do time Madrilenho medir forças com os bávaros. O Bayer de Municher chega forte nas semi-finais e motivado em disputar a final em casa, no Alianz arena, palco da final da Champions League 2011-2012, já os comandados de José Mourinho não conseguiram repetir as grandes atuações da temporada e teve um páreo duro com o time alemão. o 2 a 1 no jogo de ida foi logo revertido dentro de 14 minutos do primeiro tempo com dois gols de CR7 abrindo confortavél vantagem sobre o Bayern, mais Robben empatou o confronto de pênalti ainda na primeira etapa, levando a partida pra prorrogação e pênaltis. O equilíbriu em campo foi visível, as equipes se mostraram ao mesmo nível dentro de campo. Nas penalidades valeu a competência dos goleiros, contando também com um pouco de nervosismo por parte dos batedores. Cristiano Ronaldo e Kaká pararam no goleiro Neuer e com um cometa mandado pro espaço de Sergio Ramos fizeram com que o Real fosse Eliminado na disputa... valeu a competência dos jogadres bávaros, pro azar dos madrilhenhos que viram o Santiago Bernabéu em Silêncio.


BAYERN DE MUNIQUE X CHELSEA: A tão esperada final espalhola não veio, e a Alianz Arena (casa do Bayern) receberá o confronto entre um clube Alemão e um Inglês abrilhantando o Futebol em uma partida de gigantes da Europa.

Se "para nossa alegria" os espanhóis cairam fora eu não sei, mais para minha alegria só o fato de terem tirado esse time do Barcelona que, por jogarem bem até demais, fazem que o Futebol perca a graça e a emoção... isso achei muito bom!

COMENTE SOBRE A LIGA DOS CAMPEÕES!

Curiosidade: O Doloroso InÍcio do Futebol

O futebol era certamente um esporte muito mais bruto em seus primórdios – como deixa claro a imagem, do final da década de 1880, em que os jogadores de ambas as equipes se contorcem de dor pelas lesões causadas uns aos outros.

Essa imagem retrata bem como era o Futebol no inicio, em meados do século XIX
Os árbitros, na realidade, não foram introduzidos até 1891. Antes, as disputas eram resolvidas pelos capitães dos dois times e, mais tarde, por dois juízes representando cada uma das equipes, aos quais se podiam fazer reclamações.

Não devia um esporte ser para os fracos!
 Fonte: fifa.com
E você aí reclamando que o Futebol atual é violento!

COMENTE SOBRE ESSE FATO CURIOSO NO INÍCIO DO FUTEBOL! 

A Volta de Cabañas ao Futebol

Cabañas, que já atuou em exibição, vai voltar ao futebol profissional
Baleado na cabeça em um bar da Cidade do México em janeiro de 2010, o atacante paraguaio Salvador Cabañas está de volta ao futebol. Estrela de sua seleção nacional até o incidente que o tirou por dois anos dos gramados, ele vai disputar a terceira divisão do Paraguai com o 12 de Octubre, clube que o revelou profissionalmente em 1998, e já projeta participar da Copa do Mundo de 2014 - mesmo com restrições impostas pela bala de revólver que ainda está alojada em seu crânio.

Em entrevista ao site da Fifa, Cabañas explicou que não pode cabecear bolas que vêm com muita força, já que o impacto pode mexer com a bala em sua cabeça. Ainda assim, o atacante se disse muito empolgado e emocionado com o retorno ao esporte, e prometeu que "os gols vão jorrar" assim que ele estiver 100% novamente.

Famoso por ter comandado a eliminação do Flamengo na Copa Libertadores de 2008, quando marcou dois gols na vitória por 3 a 0 do América (MEX) no Maracanã, Cabañas explicou que não tem acompanhado os jogos da seleção paraguaia, mas sonha em voltar a vestir a camisa alvirrubra. O atacante, 31 anos, também declarou seu amor pelo México, dizendo que só tem lembranças boas do país, apesar do episódio que quase tirou sua vida.

Um exemplo de superação, Cabañas (apesar de carrasco dos brazucas) é merecidamente reconhecido pelo mundo e mostra força de vontade, almejando ainda uma Copa do Mundo pelo Paraguai. Torço por ele, é um grande jogador e exemplo de vida.

COMENTE SOBRE A VOLTA DE CABAÑAS AO FUTEBOL!

Relembre 12 Tragédias em Estádios do Futebol Mundial

O sangrento conflito no estádio egípcio de Port Said, durante o jogo entre Al-Masry e Al-Ahly, despertou novamente uma velha discussão: a da segurança em estádios de futebol. Seja por superlotação, briga de torcidas ou até incêndios, a história já testemunhou inúmeras tragédias em locais que deveriam ficar reservados à prática desportiva. Relembre 12 desastres com vítimas fatais em estádios do futebol mundial.

Burnden Park, Bolton (Inglaterra), 9 de março de 1946
 
Burnden Park, Bolton (Inglaterra), 9 de março de 1946 Centenas de torcedores entraram no Burnden Park sem ingresso para assistir a Bolton x Stoke, pelas quartas de final da Copa da Inglaterra. A superlotação - mais de 85 mil pessoas - causou o desabamento de uma arquibancada, matando 33 pessoas e ferindo outras 500. Incrivelmente, o jogo foi apenas brevemente interrompido e depois retomado, terminando com empate por 0 a 0  Foto: Getty Images
 
Centenas de torcedores entraram no Burnden Park sem ingresso para assistir a Bolton x Stoke, pelas quartas de final da Copa da Inglaterra. A superlotação - mais de 85 mil pessoas - causou o desabamento de uma arquibancada, matando 33 pessoas e ferindo outras 500. Incrivelmente, o jogo foi apenas brevemente interrompido e depois retomado, terminando com empate por 0 a 0

Escócia), 2 de janeiro de 1971

Ibrox Stadium, Glasgow (Escócia), 2 de janeiro de 1971 Após o Rangers empatar no último minuto um clássico com o Celtic, uma confusão generalizada na saída causou o esmagamento e a morte por asfixia de 66 pessoas, além de ferir outras 150 (na foto, o ex-técnico Walter Winterbottom, à direita, deixa uma reunião após o desastre). O Ibrox já havia sido palco de tragédia em 1902, quando uma arquibancada caiu e matou 25 em um Escócia x Inglaterra  Foto: Getty Images
 
Após o Rangers empatar no último minuto um clássico com o Celtic, uma confusão generalizada na saída causou o esmagamento e a morte por asfixia de 66 pessoas, além de ferir outras 150 (na foto, o ex-técnico Walter Winterbottom, à direita, deixa uma reunião após o desastre). O Ibrox já havia sido palco de tragédia em 1902, quando uma arquibancada caiu e matou 25 em um Escócia x Inglaterra

Valley Parade, Bradford (Inglaterra), 11 de maio de 1985 Morreram 56 pessoas e mais de 250 ficaram feridas no incêndio da tribuna principal do estádio do Bradford City, em um jogo da terceira divisão do Campeonato Inglês contra o Lincoln City. Seria o jogo da festa do titulo do Bradford, que conquistara o acesso à segunda divisão. O fogo teria começado com um cigarro atirado por um torcedor para debaixo das arquibancadas  Foto: Getty Images
 
Morreram 56 pessoas e mais de 250 ficaram feridas no incêndio da tribuna principal do estádio do Bradford City, em um jogo da terceira divisão do Campeonato Inglês contra o Lincoln City. Seria o jogo da festa do titulo do Bradford, que conquistara o acesso à segunda divisão. O fogo teria começado com um cigarro atirado por um torcedor para debaixo das arquibancadas.
 
Heysel Stadium, Bruxelas (Bélgica), 29 de maio de 1985
 
Heysel Stadium, Bruxelas (Bélgica), 29 de maio de 1985 Talvez a tragédia mais famosa do futebol, por ter acontecido na final da Copa dos Campeões da Europa entre Juventus e Liverpool. Torcedores rivais se desentenderam antes do jogo, e os ingleses invadiram o setor reservado aos italianos; durante a fuga dos juventinos, uma parede desabou. O resultado foi um saldo de 39 mortes, 117 feridos e suspensão de 5 anos de clubes ingleses das competições europeias (6 para o Liverpool)  Foto: Getty Images

Talvez a tragédia mais famosa do futebol, por ter acontecido na final da Copa dos Campeões da Europa entre Juventus e Liverpool. Torcedores rivais se desentenderam antes do jogo, e os ingleses invadiram o setor reservado aos italianos; durante a fuga dos juventinos, uma parede desabou. O resultado foi um saldo de 39 mortes, 117 feridos e suspensão de 5 anos de clubes ingleses das competições europeias (6 para o Liverpool).

Hillsborough Stadium ,Sheffield (Inglaterra), 15 de abril de 1989
 
Hillsborough Stadium, Sheffield (Inglaterra), 15 de abril de 1989 O maior desastre do futebol britânico aconteceu quando o estádio do Sheffield Wednesday ficou superlotado para a semifinal da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Nottingham Forest. Com milhares entrando por um portão que a polícia havia deixado aberto para saídas, pessoas próximas à grade ao lado do gramado foram esmagadas, e a estrutura desabou. Foram 96 mortos, a maioria por asfixia, e mais de 700 feridos  Foto: Getty Images

O maior desastre do futebol britânico aconteceu quando o estádio do Sheffield Wednesday ficou superlotado para a semifinal da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Nottingham Forest. Com milhares entrando por um portão que a polícia havia deixado aberto para saídas, pessoas próximas à grade ao lado do gramado foram esmagadas, e a estrutura desabou. Foram 96 mortos, a maioria por asfixia, e mais de 700 feridos.
 
Estádio Mateo Flores, Cidade da Guatemala (Guatemala), 16 de outubro de 1996

Estádio Mateo Flores, Cidade da Guatemala (Guatemala), 16 de outubro de 1996 Em outro caso de superlotação, mais de 80 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas em uma avalanche humana na partida entre Guatemala e Costa Rica, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998. O desastre foi desencadeado pela venda de centenas de ingressos falsos, deixando o estádio com mais torcedores do que era possível abrigar  Foto: AFP

Em outro caso de superlotação, mais de 80 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas em uma "avalanche humana" na partida entre Guatemala e Costa Rica, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998. O desastre foi desencadeado pela venda de centenas de ingressos falsos, deixando o estádio com mais torcedores do que era possível abrigar.

Ellis Park, Johanesburgo (África do Sul), 11 de abril de 2001
 
Ellis Park, Johanesburgo (África do Sul), 11 de abril de 2001 Com capacidade para 60 mil torcedores, o Ellis Park pode ter recebido até 120 mil no fatídico clássico entre Kaizer Chiefs e Orlando Pirates em 2001. Quando os Pirates marcaram um gol, milhares de torcedores tentando entrar causaram um atropelamento de pessoas, e a confusão foi piorada quando a polícia jogou gás lacrimogêneo na multidão. Foram 43 os que morreram pisoteados, e 150 feridos  Foto: AFP

Com capacidade para 60 mil torcedores, o Ellis Park pode ter recebido até 120 mil no fatídico clássico entre Kaizer Chiefs e Orlando Pirates em 2001. Quando os Pirates marcaram um gol, milhares de torcedores tentando entrar causaram um atropelamento de pessoas, e a confusão foi piorada quando a polícia jogou gás lacrimogêneo na multidão. Foram 43 os que morreram pisoteados, e 150 feridos.
 
 Acra (Gana), 9 de maio de 2001
 
Accra Sports Stadium, Acra (Gana), 9 de maio de 2001 Após o Accra Hearts vencer o rival Asante Kotoko por 2 a 1, torcedores da equipe derrotada se enfureceram e começaram a atirar objetos no gramado. A polícia reagiu com gás lacrimogêneo e causou pânico na multidão, que fugiu desordenada, causando a morte de pelo menos 130 pessoas por esmagamento e asfixia. A equipe médica já havia deixado o estádio quando o desastre aconteceu  Foto: AFP

Após o Accra Hearts vencer o rival Asante Kotoko por 2 a 1, torcedores da equipe derrotada se enfureceram e começaram a atirar objetos no gramado. A polícia reagiu com gás lacrimogêneo e causou pânico na multidão, que fugiu desordenada, causando a morte de pelo menos 130 pessoas por esmagamento e asfixia. A equipe médica já havia deixado o estádio quando o desastre aconteceu

Estádio da Fonte Nova, Salvador (Brasil), 25 de novembro de 2007
 
Estádio da Fonte Nova, Salvador (Brasil), 25 de novembro de 2007 Uma das maiores tragédias do futebol brasileiro aconteceu quando uma das arquibancadas da Fonte Nova desabou aos 43min do 2º tempo da partida entre Bahia e Vila Nova, pela Série C do Brasileiro, que recebeu 60 mil torcedores. Sete pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas. Posteriormente, investigações constataram que a estrutura do estádio estava em péssimo estado, e o local começou a ser demolido em 2010  Foto: Futura Press

Uma das maiores tragédias do futebol brasileiro aconteceu quando uma das arquibancadas da Fonte Nova desabou aos 43min do 2º tempo da partida entre Bahia e Vila Nova, pela Série C do Brasileiro, que recebeu 60 mil torcedores. Sete pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas. Posteriormente, investigações constataram que a estrutura do estádio estava em péssimo estado, e o local começou a ser demolido em 2010.

Estádio Félix Houphouët-Boigny, Abidjan (Costa do Marfim), 29 de março de 2009
 
Estádio Félix Houphouët-Boigny, Abidjan (Costa do Marfim), 29 de março de 2009 Um atropelamento de pessoas causado por superlotação e pânico em massa causou a morte de 19 torcedores e deixou outros 130 feridos, antes da partida entre Costa do Marfim e Malaui, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Mesmo com a tragédia, a partida não foi cancelada, e os marfinenses golearam por 5 a 0  Foto: AFP

Um atropelamento de pessoas causado por superlotação e pânico em massa causou a morte de 19 torcedores e deixou outros 130 feridos, antes da partida entre Costa do Marfim e Malaui, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Mesmo com a tragédia, a partida não foi cancelada, e os marfinenses golearam por 5 a 0.

Port Said Stadium, Port Said (Egito), 1º de fevereiro de 2012
 
Port Said Stadium, Port Said (Egito), 1º de fevereiro de 2012 Após a vitória por 3 a 1 do Al-Masry sobre o Al-Ahly, centenas de torcedores invadiram o gramado do estádio de Port Said, provocando confusão generalizada com grupos rivais e com a polícia. Os conflitos causaram oficialmente 74 mortes e mais de mil feridos. O governo egípcio falou até em premeditação de grupos políticos organizados por trás da tragédia; o país vive atualmente sob o comando de uma junta militar  Foto: AP

Após a vitória por 3 a 1 do Al-Masry sobre o Al-Ahly, centenas de torcedores invadiram o gramado do estádio de Port Said, provocando confusão generalizada com grupos rivais e com a polícia. Os conflitos causaram oficialmente 74 mortes e mais de mil feridos. O governo egípcio falou até em premeditação de grupos políticos organizados por trás da tragédia; o país vive atualmente sob o comando de uma junta militar
 
 
A questão da segurança nos estádios cairá mais a tona na Copa do Mundo que vem aí no Brasil. Podemos esperar por uma Copa tranquila?

 
COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE OS CONFLITOS E CONFUSÕES NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL!