Grandes Jogadores que Marcaram Época: Cláudio Taffarel (goleiro)

Sem dúvidas o Brasil tem muito agradecer à esse sensacional goleiro que nos trouxe tantas alegrias na seleção. Taffarel foi nosso arqueiro naquela inesquecível conquista do Tetra e na copa de 98 levando o Brasil até a final depois de uma disputa de pênaltis contra Holanda. Conheça umpouco da carreira desse sensacional atleta:

Natural de Santa Rosa e nascido no dia 8 de maio de 1966, Cláudio André Mergen Taffarel tem descendentes Italianos e Alemãos. Iniciou sou carreira profissional no Internacional e apesar de ter levado a equipe pra duas finais de brasileiro, nunca conquistou um título no time gaúcho.

Na temporada 93/94, Taffarel foi emprestado do Parma para o Reggiana da Itália; o reforço do brasileiro, fez com que o time permanecesse na série A para a próxima temporada. Defendeu um pênalti na última rodada do italiano em 94 contra o Milan. Taffarel foi considerado um dos melhores goleiros do campeonato italiano de 1994, o que lhe rendeu a convocação para Copa do Mundo de 94.
Taffarel chegou ao Atlético em 1995 comprado do Parma da Itália por R$ 1,3 milhões de reais, até então a contratação de goleiro mais cara da história do futebol brasileiro e muito festejada por sinal. Taffarel fez sua estréia pelo Galo em um amistoso contra o Flamengo-RJ em 10 de fevereiro de 1995, no qual o placar final foi de 3 à 2 para o Atlético. Atuou pelo Atlético dos anos de 1995 até 1998, foi para a Copa de 1998 convocado pela seleção, e de lá partiu para o Galatasaray da Turquia, numa negociação que custou seiscentos mil dólares. Devido ao carinho que ele criou pela torcida atleticana, em sua saída ele escreveu uma carta pública a torcida explicando os motivos que o fizeram decidir por sair do clube.
O ex-jogador participou no total de 191 jogos com a camisa alvinegra e levou 203 gols no total, nesse tempo Taffarel conquistou 3 títulos sendo eles o Campeonato Mineiro de Futebol de 1995, Copa Centenário de Belo Horizonte em 1997 e a Copa Conmebol 1997. Taffarel também é o 4º goleiro que mais atuou pelo clube durante sua história.
Na Europa, ainda é lembrado por ter parado o grande atacante francês Thierry Henry na final da Copa da UEFA do ano 2000. Taffarel era na época goleiro do Galatasaray e esse foi o primeiro título continental do clube turco vencendo o Arsenal. No Galatasaray Taffarel marcou história com quatro títulos e até hoje é ovacionado no clube turco.

O melhor goleiro brasileiro no final da década de 80 e em toda a década de 90, Taffarel, era sinônimo de ser goleiro, ídolo nacional. Construiu sua carreira européia no Parma da Itália, que o contratou após a Copa do Mundo de 1990 na velha bota. Taffarel jogou no Parma por 5 temporadas; sua primeira passagem foi de 90 à 93, período em que conquistou 2 títulos importantes, Copa da Itália 1992 e Recopa Européia em 1993. O seu retorno ao clube aconteceu já no final de sua carreira na temporada 2001/2002, ainda teve tempo de conquistar mais um título no seu currículo, a Copa da Itália de 2002, vencendo na final a Juventus de Turim. Nessa época Taffarel era sondado por vários clubes do Brasil, Corinthians, Cruzeiro e Fluminense, queriam o arqueiro, entretanto, em 2003, aos 37 anos, o brasileiro preferiu encerrar sua carreira na europa em território italiano.

Foi um destaque brasileiro nas olimpiadas de 88 e pela Seleção Brasileira principal, Taffarel tem o maior número de jogos de um goleiro da história, com 123 aparições, sendo 106 oficiais. Outro triunfo foi também ter jogado as edições das Copas de 90 na Itália, 94 nos Estados Unidos e 98 na França. Taffarel sofreu 15 gols nos 18 jogos em que defendeu o Brasil nas Copas do Mundo. Seu grande ápice na Seleção Brasileira foi a canpanha rumo ao título na Copa do Mundo de 1994, defendendo uma das cobranças na disputa por pênaltis contra a Itália em plena final.
Poucos goleiros da história foram tão decisivos quanto Taffarel. Grande pegador de pênaltis, tem como grande feito em seu currículo o êxito na final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, quando garantiu o tetracampeonato para a seleção brasileira. Da mesma forma, na competição seguinte, Copa do Mundo de 1998, na França, Taffarel defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis da semifinal contra a Holanda.

Até hoje Taffarel não é só lembrado pelo bordão de Galvão Bueno "sai que é tua Taffarel", era um grande pegador de penaltis e isso lhe caracterizou muito durante sua carreira. 

Grande Taffarel... Até hoje o Brasil sente saudades.
                                                                                                FONTE: Wikipedia

COMENTE SOBRE ESSE GRANDE GOLEIRO QUE MARCOU ÉPOCA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário