Polemicas no Futebol: Comemorações

Momento de extravaso e de alegria, a comemoração após marcar um gol é inevitável. A questão a ser levantada é como comemorar esse momento de euforía nas partidas de futebol, alguns são criativos, outros mais contidos, comemorações próprias e as comemorações polêmicas. Ja dizia Milton Neves que o "gol é o grande momento do futebol" até aí tudo bem o problema são as comemorações. 
VEJA EXEMPLOS DE COMEMORAÇÕES POLÊMICAS:

TIRAR A CAMISA: Comemoração essa que pela regra rende ao jogador cartão amarelo pois é uma desconsideração com o clube e os patrocinadores. A punição não é necessariamente por essa causa mais isso é um desrespeito ao clube e patrocinador que deixa de ser divulgados no momento do gol pelo fato do seu atleta retirar a camisa.

PEDIR SILÊNCIO PRA TORCIDA: É uma forma de protesto contra a torcida. Geralmente quando o jogador faz isso após o gol, é numa forma de resposta às críticas pois é um sinal que o clima não anda bem entre o jogador e os torcedores. Alguns clubes punem o atleta com advertência, com multa no salário e em caso extremo uma demissão do jogador.

PROVOCAR O ADVERSÁRIO: Em alguns casos o jogador que provoca seu oponente, seja com o time ou com a torcida, o juiz pune com cartão amarelo, além de aumentar a rivalidade entre as equipes. Esse tipo de comemoração sempre vai além das quatro linhas e sempre é repercutida por um tempo. Alguns exemplos disso temos o Viola que imitou um porco quando fez o gol contra o Palmeiras e o Leandro Damião que sinalizou seis vezes com a mão como forma de criticar a arbitragem que beneficiou o Grêmio no Gauchão dando seis minutos de acréssimo que possibilitou o gol gremista na oportunidade.

CARETAS: Que diga o Alecsandro que de vez em quando faz uma homenagem ao seu pai Lêla que ao fazer o gol saia fazendo caretas na comemoração, pena que de vez em quando também a arbitragem pune Alecsandro com cartão amarelo pela comemoração por achar que seja uma espécie de provocação à torcida.

NÃO COMEMORAR: Como assim não comemorar? Alguns atletas fazem isso quando marcam gols em seus ex clubes no qual o revelaram pro futebol. Mais outros jogadores comemoram mesmo assim. Isso ja foi muito discutido. E certo ou errado? É respeito ao ex clube ou desconsideração ao atual? Muitos comentaristas dizem que isso vai por cada jogador e o que vale é comemorar o gol no independente que seja o adversário pois não é mais ele que seu salário, e sim o atual clube.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE COMEMORAÇÕES POLÊMICAS NO FUTEBOL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário