Chutou pra o gol, a bola bate na trave e no chão! E aí, entrou ou não entrou? O jogador vem carregando a bola, invadiu a área, caiu... e aí, penalti ou não? É nesses lances que um trio de arbitragem nem sempre é o suficiente pra decidir o que fazer, afinal, para os comentaristas é facil dizer se foi penalti, impedimento ou se a bola entro pois eles tem o replay, mais e os juizes? Um árbitro de futebol deve tomar a decisão correta e imediata e sem raplay. O bandeirinha deve decidir em uma fração de segundo se o atacante está impedido ou não, assim o erro é inevitavel (pois são seres humanos) e as polêmicas também. Com o avanço do futebol, no estilo de jogo, na velocidade e força física que predomina nos campos, hoje a arbitragem vem muito a tona nos resultados das partidas. Foi a partir dessas polêmicas em campo que se passou a pensar em novas maneiras de se reduzir os erros, assim como o uso da tecnologia com os microfones permitindo a comunicação entre arbitros e bandeirinhas, o uso do spray (a FIFA ainda não adotou esse método criado no Brasil) que permite delimitar o local certo da falta e da barreira, a implatação de chip na bola (metodo ainda em testes) e mais dois árbitros auxiliares que ficam na linha de fundo ao lado das traves os chamados "5° árbitro". O jogo além de contar com seu tradicional trio de arbitragem, tem o 4º árbitro que fica organizando substituições, sinalizando o tempo de acréscimo e algumas vezes acalmando os ânimos dos treinados no banco de reservas, e agora os árbitros de linha de fundo, ao todo são cinco juízes fora o 4° árbitro que fica alí de prontidão.
A bola com chip iría sinalizar quando ela atravessasse a linha do gol, as linhas laterais e de fundo do campo. E agora? Será que dar pra errar? Muitos críticos de futebol acham isso bobagem, um exagero, e que o futebol vai perder seu brilho e tradição com "tantos olhos em cima", mesma coisa com relação a implatação de chip na bola "o futebol deixar de ser um esporte humano e natural pra ser um laboratório tecnológico". Com o aval da FIFA, os arbitros de linha de fundo ja estão sendo utilizados em competições na europa como a "UEFA Europa League" e em alguns campeonatos estaduasi no Brasil como o Carioca. Já a bola com chip ainda passa por testes.
OPINIÃO: Invenções que procura ao máximo reduzir o erro no futebol, os arbitros auxiliares até que foi uma boa idéia, desde que não haja conflitos com o juíz principal em suas decisões, mas a o chip na bola ainda é questionável. Será que um chip dentro de uma bola iría suportar os chutes e travadas de uma partida de futebol? E se esse troço falhasse confundidndo a decisão do juíz? Pra mim, futebol e tecnologia são bem vindos FORA DE CAMPO por que dentro das quatro linhas é onze contra onze e que vença o melhor, ou o mais competente!
COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE ESSES MÉTODOS DE REDUZIR ERROS NO FUTEBOL!
achei boa a ideia da bola com chip, mas também concordo com vc nas suas últimas palavras, afinal esse troço pode dar errado mesmo.
ResponderExcluirse bem que, diante de tantos erros dos juízes que vemos hj em dia, é até algo a se pensar... o que num pode é ficar aceitando esses erros de árbitros em campo que trazem resultados indesejados.
Pois é, o futebol sempre na busca da perfeição!
ResponderExcluir