O Polêmico Mundial de Clubes de 2000

Em 2000 tivemos um dos torneios mais desorganizados que a FIFA já proporcionou na história, o Mundial de Clubes de 2000, antes dessa competição era disputado a Copa Intercontinental para decidi o campeão mundial. Realizado no Brasil, o Mundial de 2000 contou com clubes de todos os continentes (algo inédito nessa competição) só que os critérios adotados para os clubes participantes era muito confuso. O Vasco, campeão da Libertadores de 1998 ia como como representante continental, ao invés do Palmeiras que era o atual campeão da Libertadores de 1999. O Real Madrid ganhou a vaga por ter sido campeão da Copa Intercontinental em 1998, o Manchester United campeão da Champions de 1999, os campeões de 1999 da Ásia, África, Oceania, e COCACAF (Al Nassr - campeão de 1998, Raja Casablanca , South Melborne e o Necaxa) e mais uma vaga cedida pela FIFA para o país anfitrião, no caso a CBF escolheu o Corinthians, sem muitos critérios, por ter sido campeão nacional, esquecendo então o Palmeiras campeão da Libertadores de 1999.
A competição contava com 8 clubes divididos em dois grupos, os primeiros colocados de cada grupo disputavam a final e os dois segundos a disputa pelo terceiro lugar (pra mim algo injusto e sem noção, deveria ser as semifinais). Os grupos ficaram assim:

GRUPO A
Pos. Time Pts J V E D GP GC SG
1 Brasil Corinthians 7 3 2 1 0 6 2 4
2 Espanha Real Madrid
7 3 2 1 0 8 5 3
3 Arábia Saudita Al Nassr 3 3 1 0 2 5 8 -3
4 Marrocos Raja Casablanca 0 3 0 0 3 5 9 -4
 
GRUPO B
Pos. Time Pts J V E D GP GC SG
1 Brasil Vasco da Gama 9 3 3 0 0 7 2 5
2 Necaxa 4 3 1 1 1 5 4 1
3 Manchester United 4 3 1 1 1 4 4 0
4 South Melborne 0 3 0 0 3 1 7 -6 

 A final foi nos penaltis entre Vasco x Corinthians no Maracanã lotado (publico de mais ou menos 75.000) com vitória corinthiana de 4 x 3 e o terceiro lugar ficou com o Necaxa vencendo o Real Mdrid também nos penaltis de 4 x 3.

OPINIÃO: Se o Corinthians foi relamente o campeão Mundial daquele ano foi uma conquista sem honra alguma! A começar pela final entre dois times do mesmo país, o clube só participou da competição por ter sido convidada pela CBF pois a disputa é só de clubes campeões CONTINENTAIS, e que me desculpe os corinthianos, o Corinthians nunca ganhou a Libertadores pra ter direito a um Mundial, mais como a FIFA só fez aquela competição como protótipo para abolir a Copa Intercontinental que só disputava o campeão europeu e sulamericano, a desorganização tomou de conta. Se ouve até boatos que nem o Manchester United entendeu por que a imprensa brasileira chamava o Corinthians de campeão Mundial. Enfim, o Mundial de Clubes só veio entrar realmente em prática a partir de 2005, já o polémico Mundial de 2000 fica na história como uma das maiores mancadas da FIFA.

OPINE VOCÊ TAMBÉM, COMENTE SOBRE ESSE MUNDIAL!

10 comentários:

  1. tinha q ser com o curinhtias... um mundial de formato prototipo em 2000, e um brasileiro em 2005(que pra nao esquecer foi o mais roubado da história. pois bem sempre tem um asterisco nos titulos do curintias

    ResponderExcluir
  2. Nada a ver isso se fomos convidados e jogamos somos os legitimos campeões,o mundial antes de 2000 que era uma coisa sem logica,pois apenas o campeão sulamericano e europeu disputavam,esse dois continentes é o mundo todo? acho que não nê.
    E em 2005 o juiz lá num assumiu que alterou os jogos?vcs queriam que fosse feito oq? só podia ter anulado os jogos mesmo,ou iria deixar os jogos roubados sendo validos?O Corinthians não teve culpa do que ele fez apenas jogou bola e ganhou blz ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é um brincalhão tem que ser corintiano mesmo pra fala tanta besteira....

      Excluir
  3. isso é intriga da oposição... tá vendo, é um flamenguista e um são paulino falando mal do corinthians, só podia ser.

    Concordo com o Buiu.

    ResponderExcluir
  4. Lá vem um corinthiano fanático pra defender seu time e uma corinthiana desinformada falando bonito... tragam-me agora o chapolim colorado pra me defender!

    ResponderExcluir
  5. É isso ai bruna é nois uhuuuu

    Mundial é o Mundo todo e não só Europa e America latina ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquele tempo não existe campeonato africano nem asiático, os jogadores desses países nem sabiam chutar bola, só jogavam Europeus e times da América Latina, porque não existia liga asiática nem africana, os melhores eram europeus e da América Latina.

      Excluir
  6. ei buiu vc ta errado carinha... vc disse q so europeus e sul-americanos q jogavam mundial mas nao eh assim nao.... eh um time por continente, todos os continentes participam, so q o campeão da libertadores e o da champions league ja ficam automaticamente na semifinal pelo nivel dos times e pelo nivel das competições onde foram campeões... ja so tem europeu e americanos na final pq os outros times nao sao pareos para els... obrigado

    ResponderExcluir
  7. e vc bruna minha cara... concordar não é argumentar... pelo que eu vi nem vc e nem buiú tem argumentos suficientes para convencer.... aquele mundial so vale para os curintianus pra mais ninguem... obrigado...

    ResponderExcluir
  8. Olá, José Shirley, é nítida a falta de coerência nos seu artigo sobre este assunto, percebe-se que vc é apenas anti-corinthiano e não fala com lógica. O mundial de clubes de 2000 é um torneio oficial segundo a fifa e a participação do Corinthians se deu pelo fato de ser este o campeão brasileiro na época da realização, deixando claro que mundial de clubes e taça intercontinental são duas competições diferentes, a polêmica deveria se restringir
    á participação do Vasco no lugar do Palmeiras que era o campeão continental de 1999, além do mais se você não sabe o país anfitrião tem uma vaga que é justamente a do campeão nacional, quer dizer então que se o time marroquino em hipótese ganhar o próximo mundial que acontecerá no Marrocos, o título não valerá? você precisa se informar melhor antes de publicar. OK cara!

    ResponderExcluir