Grandes Seleções, Bons Jogadores... E Nenhum Título.

O futebol nos proporciona muitos momentos de alegria, tristeza, euforia, decepção... e justamente pelo futebol as vezes ser tão cruel que passamos a adorar mais esse esporte. Depois dessa pequena divagação sobre futebol, falo agora de seleções que encantavam o mundo mais não conseguiram conquistar a copa do mundo: HOLANDA – 1974 e BRASIL – 1982.

HOLANDA – 1974: Era um sonho para os holandeses! Uma equipe que jogava com harmonia, apresentava um futebol de encher os olhos, tinha bons jogadores liderados por Johan Cruyff, o motor daquela equipe. A seleção Holandesa revolucionou na maneira de jogar futebol taticamente. “O esquema base, algo próximo de um 4-3-1-2, se desmanchava na primeira ação ofensiva. A ordem de Rinus era que o jogador que estivesse com a bola deveria ter uma opção mais atrás, na cobertura, outra ao lado, indo na sua direção para a tabela e outra se projetando para receber em velocidade. Quando o jogador com a bola passasse a um companheiro, ele tinha que se movimentar também, dando opção”, ou seja, o time conseguia projetar seus 10 atletas ao ataque, e os mesmos se defenderem com a mesma eficiência, era o carrossel holandês. Na copa de 1974 realizada na Alemanha, a Holanda chega à final contra a anfitriã Alemanha Ocidental (essa divisão entre Ale. Ocidental e Ale. Oriental é uma longa história) liderada por outros bons jogadores como Franz Beckenbauer, Paul Breitner e Gerd Müller. Na final a Holanda sai na frente com gol de pênalti, sem sequer a Alemanha ter tocado na bola, mas ainda no primeiro tempo os alemães empatariam com outro gol de pênalti, e desempataria aos 43 minutos com gol de Müller sagrando a Alemanha campeã do mundo. Era ali o fim do ciclo de um time que ficou marcado na história pelo seu bom futebol e bons jogadores, mais sem conquistar a Copa do Mundo.

VIDEO DA FINAL DA COPA DO MUNDO DE 1974


BRASIL – 1982: Em tempos de Zico, Falcão, Junior, Sócrates... a seleção era bem servida de jogadores que não decepcionava nas partidas. Um time que jogava de cabeça erguida,vencia e convencia os Brasileiros que consideravam na época a melhor seleção de todos os tempos, conseqüentemente sendo considerada a melhor do mundo. O time comandado por Telê Santana era de uma incrível obediência tática, um futebol ofensivo jamais visto na história, essa seleção desembarcou pra Copa do Mundo de 1982 realizada na Espanha, como favorita ao título. Na primeira fase o Brasil foi avassalador, vencendo a URSS na estréia por 2 a 1 e aplicando duas goleadas de 4 a 1 na Escócia e 4 a 0 na Nova Zelândia e eliminando a Argentina na fase seguinte (na época a atual campeã mundial). Então veio as quartas de final e o confronto com a Itália e aquele jogo marcado na história como a TRAGÉDIA DE SARRIÁ (palco daquela partida). Nós brasileiros nem gostamos de ouvir esse nome, Paolo Rossi foi o grande carrasco canarinho daquela partida marcando 3 gols na vitória Italiana por 3 a 2 (na oportunidade o Brasil precisava de apenas um empate para classificar devido os critérios daquela competição) marcando o fim da participação brasileira na copa, posteriormente a Itália viria ser a campeã daquela Mundial. Telê Santana, como forma de consolo, ressalta para seus jogadores: "Voltem tranqüilos para o Brasil. Vocês jogaram o melhor futebol da Copa, e o mundo inteiro aplaudiu o nosso time", foram as palavras ditas pelo técnico da seleção logo após a trágica eliminação brasileira no Mundial de 82. Essa frase servia apenas para aliviar um pouco a dor e a frustração da queda de um time com uma campanha irrepreensível, recheado de craques, mais sem conquistar a Copa do Mundo.

VIDEO DA “TRAGÉDIA DE SARRIÁ”


COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE ESSAS SELEÇÕES QUE FIZERAM HISTÓRIA!

Um comentário: