Desilusões na Europa: Jogadores Que Não Foram Bem no Velho Continente

Não é de hoje que muitos jogadores brasileiros se destacam no Brasil, fazem uma boa temporada e no ano seguinte se transferem pra clubes europeus em busca de mais fama, dinheiro e possível convocação pra seleção brasileira. É uma boa ideia se você ao chegar na Europa e conseguir repetir o mesmo futebol que jogava nas terras brazucas e se tiver oportunidade, caso contrário...
CASOS DE BRASILEIROS QUE NÃO SE DERAM BEM NA EUROPA:

HENRIQUE - Zagueiro: Jogador de boa estatura, zagueiro de segurança, Henrique era um dos destaques do Palmeiras de 2008. Revelado pelo Coritiba, Henrique chegou ao alviverde do parque antártica e foi logo mostrando seu bom futebol sendo convocado até pra seleção brasileira na época dirigida por Dunga. Jogou bem no Brasil, rumo a Europa! Henrique foi contratado pelo Barcelona mais por lá a conversa foi diferente. Sem chances na equipe catalã, Henrique foi emprestado pra o Bayer Leverkusen da Alemanha e posteriormente o Racing Santander, clube que ainda joga por empréstimo. Hoje ninguém se ouve mais falar nele. Henrique volta ao Brasil pra jogar no Palmeiras depois de uma pasagem fracassada na Europa.

KEIRRISON - Atacante: Mais um jogador ex Palmeiras e revelado também pelo Coritiba, Keirrison foi o maior goleador do Brasil em 2008 pela equipe paranaense. No ano seguinte foi pro Palmeiras fazendo um excepcional início de temporada marcando 16 gols em 14 jogos, Keirrison era destaque daquele time nos cinco primeiros meses, mais o destino foi Barcelona... E a história ja sabemos! No Barcelona Keirrison não teve oportunidades, foi emprestado pro Benfica e depois Fiorentina. Voltou ao Brasil pelo Santos, não foi bem nos meninos da vila, voltou pro Barça que deve empresta-lo novamente ou vende-lo em definitivo. Um jogador que foi cogitado até pra ir jogar na seleção Brasileira, hoje está sem rumo, desiludido na Europa.

RAFAEL SÓBIS - Atacante: Destaque colorado em 2005 e daquela campanha vitoriosa na Libertadores de 2006, Rafael Sóbis foi campeão da Libetadores pelo Intenacional e depois vendido pra o Real Bétis da Espanha. Lá fez boa atuações, hora titular, hora reserva, Sóbis foi vendido pra o Al-jazira dos Emirados Árabes, definitivamente, fim da carreira do atleta. Voltou ao Inter em 2010 pra ser campeão da América de novo e perdeu o Mundial de Clubes no fim do ano.. Foi convocado pra jogar na seleção nos tempos de dunga em 2006, mais depois ficou esquecido lá nos Emirados... Hoje é um jogador apagado da mídia e talves fique pelo Brasil mesmo. Galvão Bueno falou uma vez depois da notícia de que ele foi pra as terras árabes, algo do tipo "perdemos mais um jogador" se referindo pelo fato dele disperdiçar seu bom futebol lá.

ANDRÉ - Atacante: Jogador daquele time do Santos de 2010, André fazia parte dos meninos da vila Campeão Paulista e da Copa do Brasil do mesmo ano, foi transferido para o Dynamo de Kiev da Ucrânia no meio do temporada. Chegou à disputar algumas partidas pela Liga dos Campeões, mais vem mofando pela reserva lá e já foi cogitado pra retornar ao Brasil, o Flamengo tinha demonstrado interesse. Foi convocado algumas vezes por Mano Menezes pra seleção, mais o cara nem joga no clube sequer... Já perdeu 1 ano de carreira, quantos anos mais ele ainda vai perder? Sendo assim ele resolveu a voltar ao Brasil, agora é atleta do Atl. Mineiro.

KERLON - Meia-atacante (dica do leitor Nelson - @Nelsinho0): Pra mim um dos jogadores mais fracassados futebol brasileiro! Kerlon desfrutou no Cruzeiro e nas seleções de base do Brasil como craque e autor do "drible da foca" que por sinal já foi polêmica se o lance era leal ou não. Foi pra o Chievo, time de Verona na Itália e depois (surpreendentemente) contratado pela Internazionale de Milão. Nem é preciso falar se ele jogou pela equipe da Inter. Foi emprestado para o Ajax na temporada 2009/10, mais sofreu uma grave contusão e retornou ao Brasil pra se recuperar. Foi pro Paraná clube onde ele disputou 4 partidas, nenhum gol e pediu pra sair. Hoje ninguem mais ouve falar de Kerlon.


DIEGO CAVALIERI - Goleiro: Em 2007 Diego teve a oportunidade de substituir Marcos na meta do Palmeiras. O goleiro deu conta do recado no Campeonato Brasileiro daquele ano sendo um dos melhores goleiros da competição (Diego realmente defendia muito na época). Foi contratado pelo Liverpool, tinha consciência de que não ia ser titular pois lá já tinha o espanhol Pepe Reina. Como não tinha oportunidade, foi perdendo ritmo e foi vendido para o Cesena da Itália clube da Série B recém promovido a Séria A e depois fez o caminho inverso, voltando ao Brasil contratado pelo Fluminense. Mias um "cão arrependido" que volta pra as terras brazucas.

OPINIÃO: Alguém conhece Rogério Ceni? Foi campeão do Mundo e nem precisou sair do Brasil pra isso, igualmente á Marcos. O goleiro Palmeirense nem precisou sair do clube pra ser titular do Brasil e ser campeão em 2002. Fora grandes Craques como Zico, Raí que foi e voltou, entre outros. Infelizmente os jóvens jogadores de hoje só pensam em fama e dinheiro e esquece de que o clube que defende é uma instituição mais importante e quando se destacam um pouco, caem na ilusão de jogar na Europa. Não são todos que tem a mesma sorte de conseguir destaque por lá, isso vai depender da necessidade do clube que contrata, de oportunidades na equipe, de adaptação e talento. Muitos deram certo como Pato, Robinho, Tiago Silva, Ramires, Lucas Leiva... todos na seleção, já outros não tiveram a mesma sorte. Vale ressaltar também a ida de Conca pra o futebol Chinês... lamentável, pois agora que ele acaba com a carreira. Neymar e Ganso que tomem cuidado com essa de ir pra Europa.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE ESSES E OUTROS JOGADORES QUE NÃO FORAM BEM NA EUROPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário