Com o passar dos anos o futebol foi mudando seu estilo, a forma em que é jogado tecnicamente e taticamente, vem deixando de ser um jogo de técnica de qualidade nos passes, dribles... enfim, não vem dando muito espaço pra jogadores "fora de série" e sim pra a força física e velocidade. As partidas vem sendo mais disputadas, violentas e de grande exigência tática, não mais como antigamente que predominava a técnica. Hoje destacan-se jogadores rápidos e de bom controle de bola.
ANOS 50: Tempos históricos do futebol, o esporte valorizava jogadores mais "completos" aqueles que davam bons passes, dribles, cabeceios e chutes. Naquele tempo jogar bem bastava para satisfazer o público pois a vitória era consequencia da boa partida que não era tão violenta. Naquela época não havia muitas regras como hoje, como a existência de cartões e a possibilidade de fazer substituições até pelo fato dos jogos não terem lances tão desleais.
ANOS 60: Periodo em que as mudanças foram ocorrendo ainda mais após a Copa de 66 onde a preparação física passou a ocupar, literalmente, quase todos os espaços. O futebol se tornou mais veloz, mais corporal, com disputas físicas mais intensas, foi aí que surge na Copa de 70 os cartões amarelo e vermelho pra punir tal lance mais ríspidos e violentos.
ANOS 70: Após a Copa do Mundo o futebol foi se acentuando como um jogo mais de tática. Naquela época se utilizava os "pontas" (jogadores que atuavam na extremidades do campo próximos a linha de fundo para fazer jogadas em direção à área) e os laterais tinham mais função defensiva. Um exemplo de futebol tático quase perfeito foi a Holanda de 1974 onde os jogadores se completavam em campo, todos defendiam e todos atacavam em uma excelência tática impressionante, pena que foi superada pela força e disciplina da Alemanha.
ANOS 80: É nessa época em que a tática e o esquema de jogo passa a ter mais importância na partida. A equipe devia associar fisíco com técnica e tática. Na Copa de 82 o Brasil mostrou ao mundo como associar esses fatores e apresentar um futebol ofensivo e bem jogado mais infelizmente a história desse mundial não foi tão bom pra os brasileiros.
ANOS 90: Periodo em que se mesclava velocidade e força física, o futebol era um jogo mais duro com disputa mais fortes, e nessas alturas a técnica muitas vezes deixada de lado, prova disso é que não tivemos nesse periodos jogadores "fora de série" só alguns bons jogadores que se destacavam pela sua conciência tática e técnica e não pela habilidade.
Neymar e Messi: Grandes revelações do futebol moderno |
ANOS 2000: No início do século 21 o futebol começou a ter olhos pra organização, preparação e planejamentos de curto, médio e longo prazo. As categorias de base sendo vista com mais cuidado pelo os clubes e o investimento em estrutura, CT's, concentração, alojamentos, etc. Por consequencia, hoje o futebol consegue revelar grandes craques "fora de série" já adaptados ao futebol moderno que exige força, velocidade, habilidade, técnica e conciência tática.
"Os grandes clubes do Brasil e do mundo, que possuem técnicos e profissionais qualificados, estão procurando superar a visão ainda espontânea e empírica de formação do atleta de futebol, substituindo-a por um novo modelo, ainda em construção, apoiado na interdisciplinaridade, entendida aqui como a integração das diversas áreas científicas que dão suporte ao rendimento dos atletas e das equipes, tais como a fisiologia, a nutrição, a psicologia entre outras.
Não podemos mais considerar talentoso o atleta que apenas possui a virtude para realizar alguns movimentos técnico-motores de inegável plasticidade. O verdadeiro craque ou talento, mais do que nunca, passa a ser aquele que é capaz de transformar suas qualidades não só técnicas, mas também físicas, psicológicas, emocionais, espirituais e sociais em resultados práticos em termos de ganho de performance da equipe da qual faz parte."
João Paulo S. MedinaConcordo com João Paulo Medina nessa sua colocação sobre o futebol moderno. Uma opinião bem legal e verdadeira sobre a evolução do futebol nos dias de hoje.
OPINE VOCÊ TAMBÉM SOBRE A EVOLUÇÃO DAS PARTIDAS DE FUTEBOL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário